sábado, agosto 08, 2015

SER PAI: UMA MISSÃO


Os pais tornam-se pais de repente, num susto!!

Não são como as mães que tem os nove meses para se acostumarem e se adaptarem à nova realidade. Pois as mães já são mães desde a fecundação, começam os enjoos, as mudanças com o próprio corpo, mudam os hábitos e vão se adaptando a cada dia pra esse novo ser em formação. E por mais presente e solidário que o pai seja, ele só assiste, essa relação que é só de mãe e filho, unidos por um cordão, em um mesmo corpo!!!

Os pais não! Eles são comunicados que vão ser pais. Às vezes até depois de já serem. E a maioria não tem a menor noção do eu seja isso, porque pouco contato tem com sua nova condição, ou nenhuma. Pra eles nada muda durante uma gravidez, a vida segue normal. Ser pai é um estado de espírito, nada muda, ficam meio excluídos dessa fase, por mais que acompanhem não tem a mínima ideia do que seja ter uma vida se formando dentro de si.

E é num susto que eles chegam, de repente, já formados, de uma forma imprevista ou programados, enfim podem concretizar a ideia que são pais. E aquele ser tão pequeno lhes é apresentado como seu e ele não tem a menor ideia do que fazer. Mal sabem pegar no colo, são desajeitados e tem medo, insegurança.

E é nesse momento, em que vêem no pequenino ser semelhanças físicas, às vezes verdadeiros Xerox de si mesmos, é que vem a consciência que enfim são pais, são responsáveis por uma vida.

E eles mudam os hábitos, os horários, e toda a sua rotina. Dormem menos, comem mais, vão ter menos tempo para si mesmos. Muitas vezes estão cansados demais para saírem e quando o bebê dorme só desejam a mesma coisa.

E eles têm mais responsabilidades, mais dívidas, mais obrigações... Mas também muito mais alegria!!! Se sentem completos, realizados, e pensam como puderam viver tanto tempo sem serem pais.

E não importa a idade do filho, sempre estará por perto, ensinando, protegendo, guardando... A vontade é de tê-los debaixo das asas pra sempre, mas não conseguem conter o orgulho ao vê-los voar, e irem em busca das suas próprias conquistas.

Pais são heróis anônimos,  e vencem batalhas que muitas vezes só eles sabem. E cumprem com sacrifício e alegria sua maior missão na vida: a de ser pai!

Parabéns a todos os pais não só nesse dia, mas em todos os outros 364 do ano.



Nara Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário